Férias
Férias designa o período de descanso a que têm direito empregados,
servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um
semestre de trabalho ou de atividades. Provém do latim 'feria, -ae',
singular de 'feriae, -arum', que significava, entre os romanos, o dia em
que não se trabalhava por prescrição religiosa.
A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana
do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino, no século
III d.C., que os santificou com o nome de 'feria' e o sentido de
comemoração religiosa: 'Prima feria, Secunda feria, Tertia feria, Quarta
feria, Quinta feria, Sexta feria e Septima feria'. No século IV, ainda
por influência da Igreja, 'prima feria' foi substituído por 'Dominicus
dies'(dia do Senhor) e 'septima feria' transformou-se em 'sabbatu', dia
em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua
portuguesa foi a única a manter a palavra 'feira' nos nomes dos dias de
semana.
Férias laborais
Brasil
No
Brasil, a
legislação trabalhista estabelece um mínimo 30 dias consecutivos de férias, após o período de doze meses de trabalho, denominado "período aquisitivo".
Portanto todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período
de férias, sem prejuízo da remuneração, computando-se este período
inclusive como tempo de serviço.
O objetivo do direito do empregado a férias é de lhe conceder um justo e reparador
descanso, não sendo permitido a conversão de todo o período em pecúnia, mas somente a 1/3 do direito a que o empregado fizer jus.
A concessão das férias deverá ser comunicada ao empregado, por
escrito, com antecedência mínima de 30 dias, mediante Aviso de Férias,
em 2 vias, mencionando o período aquisitivo a que se referem e os dias
em que serão gozadas, dando o empregado ciência.
O empregado em gozo de férias não poderá prestar serviços a outro
empregador, exceto quando já exista contrato de trabalho regularmente
mantido com aquele.
Perda do direito de Férias
Quando o empregado tiver mais de 32 faltas não justificadas, no
período aquisitivo, ele perderá o direito às férias. É proibido o
desconto de faltas, justificadas ou legais, do empregado ao serviço do
período de férias
Faltas Legais e Justificadas
São faltas legais e justificadas, sendo, portanto, considerados dias úteis:
- - até 2 dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge,
ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira
de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica;
- - até 3 dias consecutivos, em virtude de casamento;
- - por 5 dias, em caso de nascimento de filho;
- - por 1 dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;
- - até 2 dias consecutivos ou não para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva;
- - quando for arrolado ou convocado para depor na Justiça;
- - durante o licenciamento compulsório da empregada por motivo de
maternidade ou aborto, observados os requisitos para percepção do
salário-maternidade custeado pela Previdência Social;
- - no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do
Serviço Militar referida na letra "c" do art. 65 da Lei nº 4.375/64 (Lei
do Serviço Militar);
- - por motivo de acidente do trabalho ou enfermidade atestada pelo
INSS, exceto se estiver afastado conse
- por período maior que 6 (seis) meses,
embora descontínuos, dentro do período aquisitivo;
- - justificada pela empresa, entendendo-se como tal a que não tiver determinado o desconto do correspondente salário;
- - durante a suspensão preventiva para responder a inquérito
administrativo ou de prisão preventiva, quando for impronunciado ou
absolvido;
- - nos dias em que não tenha havido serviço, salvo quando durante o
período aquisitivo o empregado tenha deixado de trabalhar, com percepção
de salários, por mais de 30 (trinta) dias;
- - as horas em que o empregado faltar ao serviço para comparecimento
necessário como parte na Justiça do Trabalho (Enunciado TST nº 155);
- - o dia que tenha faltado para servir como jurado (arts. 430 e 434 do CPP);
- - os dias que foi convocado para serviço eleitoral (Lei nº 4.737/65);
- - os dias em que foi dispensado devido à nomeação para compor as
mesas receptoras ou juntas eleitorais nas eleições ou requisitado para
auxiliar seus trabalhos (Lei nº 9.504/97);
- - os dias de greve, desde que haja decisão da Justiça do Trabalho
dispondo que durante a paralisação das atividades ficam mantidos os
direitos trabalhistas (Lei nº 7.783/89);
- - período de freqüência em curso de aprendizagem (Decretos-lei nºs 4.481/42 e 9.576/89);
- - nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame
vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior;
- - pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer em juízo;
- - greve lícita, se deferidas, pelo empregador ou pela Justiça do Trabalho, as reivindicações formuladas total ou parcialmente;
- - para os professores no decurso de 9 dias, as faltas verificadas
por motivo de gala ou de luto, em
- qüência de falecimento do
cônjuge, do pai ou mãe, ou de filho;
- ncionadas em acordo, convenção coleti- outras conveva ou dissídio coletivo.
Perda do Direito no Curso do Período Aquisitivo
Perderá o direito a férias o empregado que, no curso do período
aquisitivo: a) deixar o emprego e não for readmitido dentro de 60
(sessenta) dias subseqüentes à sua saída; b) permanecer em gozo de
licença, com percepção de salários, por mais de 30 (trinta) dias; c)
deixar de trabalhar, com percepção do salário por mais de 30 (trinta)
dias em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa,
devendo o órgão local do Ministério do Trabalho ser comunicado, com
antecedência mínima de 15 dias, das datas de início e fim da paralisação
total ou parcial dos serviços da empresa, e, em igual prazo, comunicar
nos mesmos termos, o sindicato representativo da categoria profissional,
bem como afixar aviso nos respectivos locais de trabalho; e d)tiver
percebido da Previdência Social prestações de acidente do trabalho ou de
auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos.
A interrupção da prestação de serviços deverá ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Início de Novo Período Aquisitivo
Novo período aquisitivo iniciará quando o empregado, após o
implemento de quaisquer das condições ensejadoras da perda do direito,
retornar ao serviço.
Período de Concessão
A época da concessão das férias corresponderá ao melhor período de interesse do empregador, salvo as exceções.
Início em sábado, domingo, feriado ou DSR
O início das férias não poderá coincidir com o sábado, domingo,
feriado ou dia de compensação de repouso semanal, conforme o Precedente
Normativo TST nº 100.
Cancelamento ou Adiamento
Comunicado ao empregado o período do gozo de férias individuais ou
coletiva, o empregador somente poderá cancelar ou modificar o início
previsto se ocorrer necessidade imperiosa, e ainda assim, mediante o
ressarcimento, ao empregado, dos prejuízos financeiros por este
comprovados (Precedente Normativo TST nº 116).
Menor estudante e Membros de uma mesma Família
O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, terá direito a
fazer coincidir suas férias com as férias escolares. Os membros de uma
família, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, terão
direito a gozar férias no mesmo período, desde que não haja prejuízo
para o serviço.
Fracionamento
As férias deverão ser concedidas por ato do empregador, em um só
período, durante o período concessivo. Somente em casos excepcionais as
férias poderão ser concedidas em 2 (dois) períodos, um dos quais não
poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos. É proibido ao empregador
fracionar o período de férias dos empregados menores de 18 (dezoito)
anos e maiores de 50 (cinqüenta) anos.
Conversão de 1/3 das Férias em Abono Pecuniário
O empregado tem a faculdade de converter 1/3 (um terço) do período de
férias em abono pecuniário. Para tanto, o abono de férias deverá ser
requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo.
Após este prazo, caberá ao empregador aceitar ou não a solicitação do
empregado de converter 1/3 do seu direito em abono pecuniário.
Remuneração de férias
Durante as férias o empregado perceberá a remuneração que lhe for
devida na data da sua concessão, mais 1/3 incidente sobre o total da
remuneração devida. Assim, os empregados que recebem salário fixo terão a
remuneração das férias calculada sobre o salário que percebem no
momento da sua concessão. Já os empregados que recebem comissões ou
percentagem sobre vendas, a remuneração base para o cálculo das férias é
a obtida pela média aritmética dos valores recebidos nos 12 (doze)
meses anteriores à concessão das férias. Quando o empregado percebe
salário fixo mais comissões, na média das comissões será adicionado o
valor do salário. Os adicionais por trabalho extraordinário, noturno,
insalubre ou perigoso serão computados no salário que servirá de base ao
cálculo da remuneração de férias, aplicados sobre o salário do momento
da concessão das férias. Se, no momento das férias, o empregado não
estiver percebendo o mesmo adicional do período aquisitivo, ou quando o
valor deste não tiver sido uniforme, será computada a média duodecimal
(12 meses) recebida naquele período. A remuneração dos tarefeiros,
utilizada para o cálculo das férias, é obtida pela multiplicação da
média das tarefas do período aquisitivo pelo seu valor na data da
concessão.
Mês de 28, 29 ou 31Dias
Nos casos de gozo de férias com número de dias diferente de 30
(trinta), devemos proceder ao cálculo pelo número exato do mês, fazendo a
divisão do salário por 28, 29, 30 ou 31, conforme o caso.
1/3 Constitucional
A Constituição Federal (art. 7º, XVII) assegura o gozo de férias
anuais com, pelo menos, um terço a mais do salário normal (1/3
constitucional).
Auxílio-Doença
O auxílio-doença é um benefício previdenciário devido ao segurado
empregado que ficar incapacitado para o trabalho, a partir do 16º
(décimo sexto) dia do afastamento das atividades. Os primeiros 15
(quinze) dias de afastamento por motivo de doença, devem ser pagos pela
empresa, e integram o tempo de serviço do empregado para todos os
efeitos legais.
Doença durante as férias
O empregado que ficar doente durante as férias não terá seu período
de gozo suspenso ou interrompido. Após o término das férias, se o
empregado continuar doente, começará a contar a partir dali os 15 dias
para a empresa efetuar o pagamento, competindo à Previdência Social
conceder o auxílio-doença previdenciário após referido período.
Perda do Direito
O artigo 133 da CLT dispõe que não terá direito a férias o empregado
que, no curso do período aquisitivo, tiver percebido da Previdência
Social, auxílio-doença, inclusive por motivo de acidente do trabalho,
por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos.
Novo Período Aquisitivo Ocorrendo a perda das férias em face de
afastamento por motivo de auxílio-doença, por ocasião do retorno do
empregado ao serviço, iniciar-se-á o decurso de novo período aquisitivo
de fériase.
Prazo para pagamento
O pagamento das férias, do adicional de 1/3 (um terço) constitucional
e do abono pecuniário deverá ser feito até dois dias antes do início do
período de férias, devendo, nesse momento, o empregado dar quitação do
pagamento, em recibo, no qual deverão constar as datas de início e
término do respectivo período.
Anotação na CTPS e na ficha de registro de empregado
O empregado antes de entrar em gozo de férias deverá apresentar sua
CTPS ao empregador para que seja anotada a respectiva concessão. As
anotações na CTPS podem ser feitas também com o uso de etiquetas
gomadas, autenticadas pelo empregador ou seu representante legal. O
empregador, inclusive de microempresa e empresa de pequeno porte, deverá
efetuar, também, a anotação devida no livro ou nas fichas de registro
de empregado ou ainda no sistema informatizado, se for o caso. A perda
do direito às férias, decorrente de percepção de auxílio-doença, bem
como o novo período aquisitivo, também deverão ser anotados na CTPS e no
Livro ou Ficha de Registro do empregado.
Adiantamento da 1ª parcela do 13º salário
Fazem jus ao adiantamento da primeira parcela do 13º salário os
empregados que gozarem férias a partir do mês de fevereiro do
correspondente ano. O empregado que quiser receber a primeira parcela do
13º salário deverá requerê-la por escrito no mês de janeiro do ano
correspondente.
Serviço Militar Obrigatório
Durante o período de afastamento para o serviço militar obrigatório
não será computado o tempo para efeito de férias. Será computado o
período anterior ao afastamento, desde que o empregado compareça à
empresa dentro de 90 dias contados da respectiva baixa.
Parto durante as férias
Se, durante as férias da empregada gestante, ocorrer o nascimento da
criança, o gozo das mesmas ficará suspenso e será concedida a
licença-maternidade. Após o término do benefício, as férias serão
retomadas, efetuando-se o pagamento das diferenças salariais ocorridas
durante o período da licença-maternidade, se for o caso.
Aviso Prévio
O empregador deverá computar como tempo de serviço para efeito de
férias o prazo do aviso prévio trabalhado e do indenizado pelo
empregador. Lembrando que o aviso prévio não poderá ser concedido
durante o período de férias.
Encargos Incidentes
INSS Sobre a remuneração do gozo de
férias e do respectivo adicional constitucional (1/3) incide o INSS
conforme a respectiva faixa. A base do salário-de-contribuição para se
determinar a alíquota a ser aplicada inclui a remuneração do gozo das
férias, do adicional de 1/3 constitucional e do salário do mês.
FGTS Incide normalmente o FGTS sobre a remuneração do gozo das
férias e do seu respectivo adicional constitucional. A base de cálculo
do FGTS é composta da remuneração do gozo das férias, do adicional de
1/3 constitucional e do salário do mês. A competência para recolhimento
do FGTS sobre as férias se determina através do gozo.
Prescrição
As férias dos empregados urbanos e rurais prescrevem no prazo de 5
(cinco) anos contados do término do período concessivo, ou após 2 (dois)
anos da extinção do contrato, ressalvado o empregado menor de 18 anos
de idade, que não está sujeito prazo prescricional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9rias